Para onde aponta o cinema indiano contemporâneo?

Debate com Ibirá Machado, Tatiana Monassa e Cora Rónai. Mediado por Gisella Cardoso.

A intenção desse segundo debate é pensar o que esse cinema traz de novo e particular em termos de linguagem, fazendo uma análise sobre a inventividade e abstração dos filmes tanto a partir dos grandes sucessos de Bollywood, quanto a partir dos outros núcleos cinematográficos presentes na mostra, especialmente o cinema malayalam e tâmil.

Ibirá Machado é formado em geografia pela Universidade de São Paulo e desde 2006 estuda a cultura indiana. Em 2008 criou a primeira página em português na internet sobre o cinema indiano (cinemaindiano.blogspot.com), que se tornou a mais completa fonte sobre o assunto. Atualmente é curador da Mostra de Bollywood e Cinema Indiano de São Paulo.

Tatiana Monassa é editora da revista eletrônica Contracampo. Editou os catálogos das mostras Assim canta Bollywood (CCBB-DF, 2005) e As muitas faces de Jece Valadão (CCBB-RJ, 2006). Escreve para diversos catálogos de mostras de cinema, além de ministrar aulas e workshops, e participar de processos de seleção de filmes.

Cora Rónai é colunista no Globo e escreve frequentemente no blog cora.blogspot.com, onde escreveu bastante sobre a Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário