A Índia e o cinema – de Bollywood a Calcutá

quinta 12, 20h20

Debate com Humberto Giancristofaro, Raquel Valadares e José Carlos Monteiro. Mediado por Gisella Cardoso.

Este primeiro debate buscará falar dos costumes, da cultura e do modo de pensar indiano através dos filmes e cineastas presentes na mostra, apresentando assim as diferentes indústrias existentes no país; e abordando também o modo com que os conflitos e anseios dessa sociedade estão refletidos no seu cinema.

Humberto Giancristofaro é professor de ioga, filosofia e cultura indiana, certificado em 1999 na Yoga-Vedanta Forest University em Rishikesh, Himalaya, Índia. Bacharel em Filosofia na UFRJ e Universidade Paris VIII. É sócio-colaborador da Questão de crítica, revista eletrônica de críticas e estudos teatrais.

Raquel Valadares é bacharel em cinema pela Universidade Federal Fluminense. Dirigiu o documentário Corpo de Bollywood, o povo quer cinema (2007), sobre o cinema popular indiano, e que foi rodado no próprio país; trabalhou como assistente de direção na novela Caminho das Índias (2009), de Glória Perez e Marcos Schechtman; e atualmente faz a pesquisa do programa Um pé de quê?, edição especial “Japão”, de Estevão Ciavatta e Regina Casé.

José Carlos Monteiro é professor na Universidade Federal Fluminense. Foi crítico no Globo, Jornal do Brasil e Istoé, editor das revistas Filme cultura e Guia de filmes, e escreveu vários ensaios, entre os quais “História visual do cinema brasileiro”.

Um comentário:

  1. estes debates serão gravados ou exibidos ao vivo via algum site?
    A mostra está incrivel! pena que a distancia fisica me impede de acompanha-la de pertinho!!

    ResponderExcluir